quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O mundo fashion e as Relações Públicas

“ O que sinto falta, talvez, é de RP bom, que te ajuda mesmo,
que não serve só como o cara que toma champanhe com você”.

Jorge Wakabara - Editor-chefe do blog da autoridade em moda Lilian Pacce

Você se interessou por Relações Públicas, está querendo saber mais sobre o curso e sobre a profissão, maaaaas...é apaixonada(o) por moda! Como faz? Ué, faz Relações Públicas e vá trabalhar com moda! É, isso mesmo, Relações Públicas é onde tudo se encaixa! Afinal, qual mercado existe sem comunicação? A comunicação com a imprensa, com os fornecedores, com os funcionários, com os clientes, com a comunidade em geral... onde há gente, há com quem se comunicar.

Várias capitais no mundo já contam com a sua própria semana de moda bafonica. É nessa semana de moda - assim como a São Paulo Fashion Week - que os estilistas mostram suas coleções, que os grandes nomes da moda se encontram e que se ganha incríveis brindes (como calçados e make-up). É um espaço de negócios e socialização. Nada mais do que um evento. E quem tem capacidade para organizar um evento desse porte? Convidar as pessoas certas, contratar os melhores fornecedores, organizar o melhor buffet e ter as ideias mais legais? Sim, é um Relações Públicas. Juntamente com uma equipe, que pode ser composta por jornalistas, designs, administradores, publicitários e quem mais entender muito de moda, garante o sucesso do evento.

Já reparou que toda marca deve contar com alguém responsável pela comunicação com a imprensa? Espera aí, se é comunicação logo a gente associa às Relações Públicas, certo? Isso mesmo. É sempre importante manter boas relações com a imprensa, afinal a opinião de um jornalista pode fazer o filme ou estragar uma campanha inteira. Por isso o Relações Públicas no cargo de Assessor de Imprensa deve estar atendo aos meios de comunicação que podem beneficiar a marca para o qual trabalha e sempre estar em contato com os jornalistas, estreitando laços e os informando sobre as novidades da marca que o RP assessora.

Sabe aqueles catálogos belíssimos que vemos por aí? Marcas goianas, brasileiras e as gringas, vivem nos surpreendendo e nos enchendo de vontade de comprar várias peças né? Além de repassar certos conceitos com os quais a marca trabalha. Por exemplo, a última campanha da grife goiana Pactus se chama Cavalhadas. Além de nos passar uma vontade grande de correr até o shopping, o que mais uma coleção com esse nome representa para nós goianos? É um conceito, uma identidade que a marca está trabalhando. E adivinha qual é o profissional capacitado para sentar e conversar com o estilista e os responsável pela grife para saber o que eles querem transmitir aos públicos? Quem é o profissional capacitado para correr atrás das locações, acessórios, objetos... tudo que é necessário para transformar o projeto em realidade? SIM, é o Relações Públicas!

Gente existem tantas outras possibilidades e, é óbvio que nem sempre os cargos que citamos aqui são ocupados por profissionais formados em RP. Existe muita gente boa, que é expert no que faz, arrasa no mundo da moda e não é graduado em RP ou até mesmo em nenhum outro curso. O que queremos deixar claro, é que esse é um mercado em que cabe a figura de um RP. É mais uma parte do leque no qual você pode atuar.


Fonte das fotos:
www.fizzphoto.com
www.portifoliodemoda.blogspot.com
www.sortimentos.net/?tag=iguatemi-serra-fashion-moda-inverno
www.moda.bicodocorvo.com.br/tendencias/moda-homem-verao-2010

2 comentários:

  1. Agora eu me interessei mais ainda. Adorei a visita de voces!!!!

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  2. Para quem gosta da àrea RP e moda, recomendo o blog http://rpnamoda.wordpress.com/

    Muito bom!!

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